quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estudo dirigido sobre Iluminismo (8º ano)


ILUMINISMO

 

“O homem é bom por natureza a sociedade que o corrompe”.

(Rosseau)

No século XVIII, alguns intelectuais europeus passaram a questionar o Antigo Regime. O Absolutismo, o monopólio mercantilista e o abuso de poder por parte da nobreza, pareciam estar com seus dias contados quando as idéias de Diderot, D’Alembert, Montesquieu , Rosseau, Locke, Voltaire, entre outros, passaram a conquistar pelo menos parte da população, “iluminando” as idéias de uma elite letrada.

As origens

Ao longo do séc. XVII, as práticas e valores defendidos pelos renascentistas foram reafirmados e ampliados por pensadores como Francis Bacon (filósofo inglês; 1561-1626), René Descartes (matemático francês; 1596-1650), Isaac Newton (astrônomo inglês; 1642-1727) entre outros. A produção cultural de todos esses intelectuais era reflexo dos tempos modernos.
A partir do século XVIII, desenvolveu-se na Europa um movimento cultural que ganharia o nome de Iluminismo ou Ilustração. Segundo os principais pensadores que deram origem a esse movimento, a razão era a luz capaz de afastar nas trevas que dominavam o mundo europeu, provocadas pela ignorância e supertição características da Idade Média.
Na França, a partir de 1751, o matemático D’Alembert e o filósofo Didertot dirigiram a publicação da famosa Enciclopédia. Mais de trezentas pessoas colaboraram escrevendo artigos especializados. Por causa dela os iluministas também foram chamados de Enciclopedistas. A publicação da Enciclopédia, que reunia em uma só obra diversos assuntos desde temas ligados à filosofia e política até os passos para a fabricação de uma chocadeira (revelando claramente a influência burguesa do movimento) vai ser o marco inicial do movimento iluminista. Em várias ocasiões a Enciclopédia foi censurada, passando a ser divulgada clandestinamente.

Principais características

No pensamento – Para os iluministas, somente através da RAZÃO que era possível chegar ao conhecimento. Era a razão, e não a fé, a luz que iluminaria as trevas da ignorância, do obscurantismo e da surperstição que dominavam a sociedade daquela época.Crítica à Igreja Católica, embora não negassem a existência de Deus.

Na política – Queriam substituir o Absolutismo Monárquico por um governo com base na vontade popular, com a igualdade de direitos.

Nas relações sociais – Queriam a supressão da sociedade estamental ou seja, da sociedade dividida em classes sociais rígidas (estados) sem possibilidade de mobilidade (apoio da burguesia) e liberdade de culto e de expressão.Defendiam a igualdade jurídica, que tem como princípio básico a igualdade de todos perante a lei.

Na economia – Desejavam substituir o mercantilismo pelo livre comércio (liberalismo). Eram a favor da defesa da propriedade privada (inspiração burguesa).

Principais representantes

 Voltaire (1694-1770): Foi um dos maiores críticos do Antigo Regime e da Igreja. Defendeu a liberdade de pensamento e de expressão. Como forma de governo, era a favor de uma monarquia esclarecida, na qual o governante fizesse reformas influenciado pelas idéias iluministas.
Montesquieu (1698-1755): Propunha a divisão do poder em executivo, legislativo e judiciário, mantendo-se os três em equilíbrio permanente. Defendeu ainda a posição de que somente as pessoas de boa renda poderiam ter direitos políticos, ou seja, direito de votar e de candidatar-se a cargos públicos.
Rousseau (1712-1778): Este pensador francês, distinguiu-se dos demais iluministas por criticar a burguesia e a propriedade privada. Considerava os homens bons por natureza e capazes de viver em harmonia, não fosse alguns terem se apoderado da terra, dando origem à desigualdade e aos conflitos sociais. Propunha um governo no qual o povo participasse politicamente e a vontade da maioria determinasse as decisões políticas.
John Locke (1632-1704): Defendia que o governo deveria ter seu poder limitado. Para este pensador inglês, os homens formavam a sociedade e instituíam um governo para que este lhes garantisse alguns direitos naturais, como o direito à vida, à felicidade, à propriedade, etc. Por isso, caso o governo abusasse do poder, poderia ser substituído. Outra de suas afirmações era que todos os indivíduos nascem iguais, sem valores ou idéias preconcebidas.     
 
Despotismo Esclarecido

As idéias iluministas difundiram-se por toda a Europa, onde encontrou ouvidos atentos, principalmente por parte da burguesia, a mais interessada em modificar a situação. Sendo assim, os monarcas reagiram. Uns, como o da França, de maneira a reprimir tais idéias. Outros, como os de Portugal, Espanha, Áustria, Rússia e Prússia, adotaram o chamado DESPOTISMO ESCLARECIDO.
O Despotismo Esclarecido nada mais é do que a conciliação das práticas absolutistas com as idéias iluministas.Ou seja, o Antigo Regime continuava existindo, com os seus privilégios assegurados, o absolutismo e o mercantilismo. No entanto, eram realizadas algumas reformas inspiradas no Iluminismo. 

Exercícios de fixação

1) Defina Iluminismo.
2) Qual foi o livro considerado símbolo do Iluminismo? Por que ele foi censurado?
3) Explique as críticas dos iluministas à Igreja Católica.
4) De uma maneira geral, que tipo de governo os iluministas criticavam?
5) O que os iluministas argumentavam sobre os privilégios obtidos pelo "berço" (como ocorria com os nobres, que já nasciam com prestígio econômico, social e político)? 
6) Explique o significado dos conceitos abaixo, procurando identificar  o pensador que os defendia.
a) Divisão de poderes.
b) Despotismo esclarecido.

Acesse também a aula sobre Iluminismo do Educopédia (SME/ Prefeitura do RJ) disponível no link: 
http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Atividade/Visualizar.aspx?pgn_id=69754&tipo=2



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto: "Escola nova, escola nossa"

Bem, todos sabem e viram com os próprios olhos que a nossa escola está novinha em folha. Juntos, podemos colaborar com a preservação do nosso patrimônio escolar e pensar estratégias para tornar a Escola Municipal Baltazar Lisboa ainda mais bonita e acolhedora.
Sendo assim, peço a todos que postem aqui as propostas elaboradas pelos grupos formados em sala de aula em prol do projeto "Escola nova, escola nossa". Só não esqueçam de identificar o grupo e a turma, ok?

Sejam bem vindos ao nosso blog!

Caros alunos,


Este espaço foi criado com objetivo de ampliar ainda mais os nossos canais de comunicação. Aqui, poderemos trocar ideias sobre os projetos que desenvolvemos na escola, bem como debatermos assuntos que abordamos em sala de aula referentes à disciplina História.


Aproveitem este espaço! Ele é nosso! Aqui, juntos, escreveremos a nossa História.    


"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver".


Martin Luther King (Pastor, teólogo, lutou em defesa dos direitos civis dos negros nos EUA nos anos 1960; foi assassinado por um opositor em 1968. Saiba mais em: http://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.jhtm).