sábado, 26 de maio de 2012

Luzia: a primeira brasileira


A primeira brasileira

A reconstituição de um crânio
de 11 500 anos, o mais antigo
da América, revoluciona as teorias
sobre a ocupação do continente
Daniel Hessel Teich

A reconstrução, passo a passo

Fotos: Jean-Claude Bragard/BBC
FÓSSIL COPIADO  O crânio de Luzia, exposto no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, foi submetido a uma tomografia por uma equipe de pesquisadores ingleses. As imagens foram processadas emcomputador e o crânio foireconstruído de material sintéticoFACE DE ARGILA O novo crânio foi levado paraManchester, onde Richard Neave refez com argila a face de Luzia. Para modelar oqueixo e as bochechas usou camadas de massa que variaram entre 15 e 20 milímetros
A SURPRESA  O resultado foi umafisionomia com traços negróides. Luzia tinha olhos arredondados, nariz largo e queixo bastante proeminente. Detalhes como lábios e orelhas foram concebidos por aproximação com os tipos negróides atuais(africanos e aboríginesaustralianos)

Fonte:  http://veja.abril.com.br/250899/p_080.html
Alunos do 6º ano, postem aqui as suas descobertas sobre Luzia, o fóssil mais antigo encontrado nas Américas.
Para instigá-los ainda mais em suas buscas, assista os vídeos produzidos pela FAPESP sobre o sítio arqueológico de Pedro Leopoldo, em Lagoa Santa - MG, local onde Luzia foi encontrada. É interessante observar o trabalho minucioso dos arqueólogos. Confira!
http://www.youtube.com/watch?v=E62js1eT2t8
 http://www.youtube.com/watch?v=lV87WiG6vs4

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As Mil e Uma Noites


 

        Quem nunca ouviu falar nas “Mil e uma Noites”? Você sabe o que essa expressão significa?
        As Mil e uma Noites é o título de uma das mais famosas obras da literatura árabe, é composta por uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI.
O que deixa o leitor interessado em ler todos os contos é o fato deles serem interligados, isto é, um é complemento do outro. A obra conta a história do rei Périsa, da Pérsia, que traído pela esposa mandou matá-la, desse momento em diante decidiu passar cada noite com uma mulher diferente, que era degolada na manhã seguinte. Dentre as várias mulheres que desposou, Sherazade foi a mais esperta, iniciou um conto que despertou o interesse do rei em ouvir a continuação da história na noite seguinte.
        Com sua esperteza, Sherazade escapou da morte e, para continuar vivendo, escreveu mil e uma noites. As Mil e uma Noites se tornou conhecida no ocidente a partir de 1704, graças ao orientalista francês Antoine Galland. O livro passou por diversas adaptações, a versão atual se baseia nas traduções de Sir Richard Burton e Andrew Lang, nessa as cenas mais “ardentes” foram eliminadas ou modificadas, ganhando um contexto menos sexual.
       Praticamente todas as histórias se passam na região que corresponde ao Egito e a Pérsia.
Bibliografia: PERCILIA, Eliene. Equipe Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/curiosidades/as-mil-uma-noites.htm

Alunos do 7º ano, postem aqui uma das histórias das mil e uma noites. Não esqueçam de indicar a bibliografia. Bos estudos e pesquisas!