domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto: "Escola nova, escola nossa"

Bem, todos sabem e viram com os próprios olhos que a nossa escola está novinha em folha. Juntos, podemos colaborar com a preservação do nosso patrimônio escolar e pensar estratégias para tornar a Escola Municipal Baltazar Lisboa ainda mais bonita e acolhedora.
Sendo assim, peço a todos que postem aqui as propostas elaboradas pelos grupos formados em sala de aula em prol do projeto "Escola nova, escola nossa". Só não esqueçam de identificar o grupo e a turma, ok?

59 comentários:

  1. Oi professora meu nome é ana caroline da 1602 e como vc pediu vim aqui fazer uma proposta de como podemos ajudar a escola e eu pensei bem e

    ai ta

    jogar lixo no lixo;

    organizar as carteiras na sala;

    manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;

    preservar os trabalhos expostos pelos colegas.

    e ai ta espero q ajude

    ResponderExcluir
  2. Oi professora , meu nome é thaylane da turma 1802 , queria propor a ideia de um processo de reciclagem na escola , primeiramente colocando latas de lixo de reciclagem , com o titúlo "Uma escola limpa e uma escola feliz" .
    Bom ta ai a minha ideia espero que ajude .

    ResponderExcluir
  3. oi professora tudo bem? eu sou a janielly da turma 1604 eu queria fiscalizar as salas todos dias na entrada .

    ResponderExcluir
  4. oi professora,eu sou o João pedro da 1604
    eu tive uma ideia para o lixo da sala:

    Cada aluno traga uma sacola,pote ou outras coisas para botar seus lixos

    taí espero que ajude

    ResponderExcluir
  5. Bom meu nome é Ana Paula sou sua aluda 1602 e queria propor que botassem lixeiras recicláveis na escola, por que quase nao tem lixeiras la e nao quero que as crianças joguem o lixo no chão.
    E tambem tem muitas crianças reclamando do calor que esta na sala de aula e nós ficamos suando. nós queríamos que botassem ar condicionado nas salas todos nós do grupo achamos isso muito bom se tivesse ar condicionado bom isso e que eu queria dizer.E espero que ajude

    ResponderExcluir
  6. Olá professora luciana, meu nome é Laryssa Machado da turma 1604 do 2° turno. Estive pensando muito e tive uma idéia que enquanto a prefeitura não mandar lixeiras para as salas de aula, eu sugiro que cada aluno leve seu saquinho para colocar o lixo e quando chegar em casa retirar o lixo depositado ou até mesmo a própria professora pode levar um saco plástico e pôr num canto da sala de aula para que cada aluno possa colocar o lixo no saquinho e logo após a saída, algum fiscal deve retirar o saquinho do local esvaziá-lo e pôr na sala de aula todos os dias. E também, que fizéssemos alguns cartazes e colassemos pela a escola, pedindo que colaborem jogando lixo no lixo, pois aposto que nenhum aluno gostará de estudar em um ambiente sujo.

    ResponderExcluir
  7. Olá professora Luciana, meu nome é Laryssa Machado da turma 1604 e estou aqui novamente com minha 2º idéia. Sugiro que se for possível, coloquem mais bebedouros na escola, pois durante as aulas e principalmente durante o recreio, os bebedouros ficam cheios de crianças enchendo garrafinhas e bebendo água; se não for possível que façam isso, acho que podemos PEDIR as crianças que levem garrafinhas para a escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá alunos e alunas!

      Agora sim... o nosso blog está "bombando"!

      Muito boa a participação de todos vocês!

      Posto abaixo um resumo das contribuições.

      ANA CAROLINE (1602): jogar lixo no lixo; organizar as carteiras na sala; manter as carteiras, o chão e as paredes limpas; preservar os trabalhos expostos pelos colegas.

      ANA PAULA (1602): Lixeiras de lixo reciclável e ar condicionado(não é uma proposta de fácil resolução, mas não custa tentarmos, não é mesmo?)

      JOÃO PEDRO (1604): Estimular que cada aluno leve sua sacola para recolher seu lixo.

      JANIELLY (1604): Fiscalização diária das salas de aula.

      LARYSSA MACHADO (1604): Lixeiras recicláveis, estimular que cada aluno trazer seu saquinho de lixo e sua garrafinha de água, fazer companha com cartazes em prol da limpeza da escola, mais bebedouros (também não é uma proposta de fácil resolução, mas vamos tentar!)

      THAYLANE ALVES (1802): Latas de lixo de reciclagem e lançamento da Campanha com o titúlo "Uma escola limpa e uma escola feliz"

      Vocês perceberam como as propostas de você estão em plena sintonia!! A fase de propostas do nosso projeto ainda não terminou, mas vamos pensando na ideia de montarmos uma EQUIPE DE FISCAIS composta com alguns representantes de CADA TURMA, a fim de encaminharmos nossas propostas para coordenação e direção da escola.

      Abraços a todos!!

      Excluir
    2. OI PROFESSORA luciana eu sou o gabriel benac da 1802 eu ja botei a minha publicaçao para ajuda a nossa escola !

      Excluir
  8. oi eu sou gabriel benac sou da turma 1802.eu falar algumas coisas que agente pode fazer agente pra ajudar a nossa escola pra permacer limpa e um abiente agradavel da pra estudar ajudar a escola e a si mesmos vamos evitar de botar o na parede nao andar no corremao da rampa evitar de rabiscar a mesa nao botar chiklete na mesa agente que estuda na escola Municipal Baltazar Lisboa temos que tratar ela como se foce a nossa casa qualquer duvida e so ir na 1802,eu vou faser um pedido todo mundo da escola esta pedindo lixeiras , masi so porcausa que nao tem lixeira nao significa que pdoe jogar lixo no chao ou dentro da mesa ! obrigada pela a ateçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Gabriel! Ótima a sua participação. Agora, é só reunirmos forças para colocarmos nossas ideias em prática, não é mesmo?

      Abraços!

      Excluir
  9. Professora, meu nome é laryssa machado e eu queria lhe fazer uma pergunta. A senhora vai me ajudar com os cartazes, ou eu tenho que fazer em casa sozinha e na sua aula te entregar?

    ResponderExcluir
  10. Laryssa,

    A ideia é que formemos uma EQUIPE e que TODOS desempenhem as suas tarefas com responsabilidade. Portanto, fique tranquila... Se você resolver fazer parte da equipe, não ficará sobrecarregada.

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Alunos das turmas 603, 606, 701 e 702: sejam bem vindos!
    Postem aqui as suas propostas, ok?! Só não esqueçam de identificar o nome e a turma.

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Oi prof, vim postar.

    Eu acho que pra melhorar temos que fazer:(alunos)

    Conserva as escola
    Jogar o lixo em lugares adequados.
    Sempre participar em atividades como,Passeatas contra a dengue e contra jogar lixo em lugares não adequados.

    E também devemos estudar bastante para deixar a média da escola em alta. \o/
    I
    / \
    Meu nome é Gabriel Angelo dos Santos e sou da 1702 ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel!

      Ótima a sua participação!

      Gostei da ideia das passeatas! Você propôs algo que vai além dos muros da escola e tem relação direta com a comunidade: o combate à dengue. Muito legal!

      Acho que, primeiramente, devemos fazer uma campanha com cartazes espalhados na escola para conscientizarmos os alunos sobre a preservação da mesma.

      Como você certamente fará parte da equipe da sua turma, vá pensando em frases para elaborarmos os cartazes. O que acha?

      Abraços!

      Excluir
  13. Oi Professora! Meu nome é Mariana Batista e eu sou da 1603. Gostaria muito de participar, como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana Batista! Seja bem vinda!

      Postando aqui os seus comentários, já significa que está participando do blog. Mas, para se tornar uma seguidora você precisa ter uma conta no yahoo, no google ou no orkut.

      Beijão!

      Excluir
  14. Oi professora meu nome é Melissa Batista da 1603.Gostaria Muito De Participar Como Eu Faço Beijinhos♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Melissa!

      Seja bem vinda!

      Postando aqui os seus comentários, já significa que está participando do blog. Mas, para se tornar uma seguidora você precisa ter uma conta no yahoo, no google ou no orkut.

      Beijão!

      Excluir
  15. Prof, Ninguém mais da 1702 postou nada eu vo fikar sosinho?
    Eu tenho vergonha! :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu entender, Gabriel: você está com vergonha de participar de um projeto que só vai beneficiar a escola e todos que fazem parte dela?? Qual é a vergonha nisso???
      Mas, você é quem sabe! Fique à vontade para fazer o que achar melhor, ok?! Mas, veja o Alex aí em baixo... você não está mais sozinho. Rsrs...

      Abração!

      Excluir
  16. Oie Profesoora com vs pidiu eu vim aqui fazer parte od grupo pra prezevar a escola sou da 1062 me nome e Joao pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo, João Pedro! Você é da 1602?? Se for, não tem problema. Mesmo não sendo mais professora de História da sua turma, você pode ficar à vontade para participar e dar as suas contribuições.

      Beijos!

      Excluir
  17. muito show esse blog adorei prof tomara q fassa muito susseso gostei muito de verdade :D 100% APROVADO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, "faça sucesso", Alex! Nosso blog já é UM GRANDE SUCESSO!!

      Excluir
  18. OLA PROF MEU NOME E ALEX CESAR DA TURMA: 1702. EU ESTACA PENSANDO BASTANTE EM COMO MELHORAR A ESCOLA E DESMINUIR O INDICE DE DESTRUIÇAO NA ESCOLA.SERA Q SE COLOCEM MAIS MUNITORES NAS ESCOLA FICARIA MAS ORGANIZADO E ACABARIA COM O VANDALISMO BULLING ETC?
    OBRIGADO ADOREI ESSSE BLOG BEIJAO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,

      Primeiramente, obrigada pela participação!
      Segundo, acho que a sua ideia de colocar câmeras de vídeo na escola está dentro do projeto inicial da escola. Não tenho certeza, mas acho que está. Mesmo assim, acredito que em um futuro (muito distante) isso será implementado. Até lá, seria interessante que cada um tivesse consciência de que é preciso preservar o nosso espaço escolar. Caso o contrário, só nós que sairemos perdendo. Não acha?
      Quanto ao bulliyng creio que precisamos pensar em um projeto á parte para pensar neste assunto.Mas, de qualquer maneira, é uma ideia muito boa.
      Beijos!

      Excluir
  19. Olá, pessoal!

    Precisamos fechar a nossa equipe.

    Gostaria que os nomes abaixo confirmassem a sua participação no grupo. Mesmo aqueles que não são mais meus alunos, estão convidados a participar.

    ANA CAROLINE (1602)
    ANA PAULA (1602)
    JOÃO PEDRO (1602)
    MARIANA BATISTA (1603)
    MELISSA BATISTA (1603)
    JOÃO PEDRO (1604)
    JANIELLY (1604)
    LARYSSA MACHADO (1604)
    ALEX CESAR (1702)
    GABRIEL DOS SANTOS (1702)
    GABRIEL BENAC (1802)
    THAYLANE ALVES (1802)

    ResponderExcluir
  20. Olà professora conserteza eu quero participa

    ResponderExcluir
  21. oi professora sou eu leticia da 1702 .adorei seu blog e como você disse vim dar meu alo rsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Postorivo (adoro seu sobrenome)! Que bom te encontrar também por aqui. Seja bem vinda! Beijos.

      Excluir
  22. professora eu sou a larissa ferreira a primeira a participar do blog da 1603

    ResponderExcluir
  23. Olá prfessora luciana eu sou larissa ferreira da t:1603 e acho que devermos cuidar da escola assim não rapiscar as paredes nao ficar mechendo na janela porque pode quebra não subir nas carteiras ,não estouras canetas e lique peiper no chão, não ficar botando a mão na parede sucha porque pode sucha, não ficar botando o pé na parede, ha e o mais irmportante respeitas prfessores ,espetoras ,diretora e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,

      Obrigada por sua participação! Sem dúvida, depredar um patrimônio que é nosso, não está com nada!

      Beijos

      Excluir
  24. professora que dia vc vai dar a nota do teste?

    ResponderExcluir
  25. Caaalmaaa, Larissa (novamente)! No momento, estou muito atarefada. Certamente, vou passar a Semana Santa corrigindo. Santo Deus!!! Rsrs

    ResponderExcluir
  26. Uma proposta de manter a escola sempre mais limpa e organizada 1º passo: Os alunos da escola Baltazar Lisboa de cada turma do 5º ao 9º ano deveriam ajudar a limpar a escola, exemplo: catando papelzinhos de bala, ñ colocar folhas de papel debaixo das mesas, deixar os banheiros limpos...ect 2º passo; Na hora do recreio as crianças mas pequenas vão pro refeitorio as 09:20 e a cada dez minutos de duas em duas turmas vão almoçar depois que terminarem vão para as salas de aula, assim a escola iria ficar mas organizada e limpa.

    Atenção: Bullying

    Tipos de assédio escolar

    Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:
    insultar a vítima;
    acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
    ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
    interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
    espalhar rumores negativos sobre a vítima;
    depreciar a vítima sem qualquer motivo;
    fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
    colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
    fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência;
    isolamento social da vítima;
    usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento com publicação de fotos etc);
    chantagem.
    expressões ameaçadoras;
    grafitagem depreciativa;
    usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita");
    fazer que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.
    Ana Beatriz, 1701

    ResponderExcluir
  27. Professora Que dia que eu te entrego o trabalho de recuperação que a senhora mandou fazer?

    ResponderExcluir
  28. Olá, Melissa!

    A data para entrega é 25/3.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Ola Professora quando a senhora ira colocar o trabalho desse bimestre no blog?

    ResponderExcluir
  30. Professora que dia que vai ser a prova de recuperação ?? ♥

    ResponderExcluir
  31. Fóssil do crânio de Luzia



    Reconstrução do que seria o rosto de Luzia


    Luzia foi o nome que recebeu do biólogo Walter Alves Neves o fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas, com cerca de 11 mil e quinhentos anos e que reacendeu questionamentos acerca da teorias da origem do homem americano. Este crânio de uma mulher, com cerca de 11 mil anos, foi encontrado no início dos anos 70 pela missão arqueológica franco-brasileira, chefiada pela arqueóloga francesa Angnette Laming-Emperaire (1917-1977). O crânio foi achado em escavações na Lapa Vermelha, uma gruta na região de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, famosa pelos trabalhos do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), que lá descobriu, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos do período Pleistoceno - além de 31 crânios humanos em estado fóssil - no que passou a ser conhecido como o Homem da Lagoa Santa.
    Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, Neves encontrou traços que lembram os atuais aborígenes da Austrália e os negros da África. Ao lado do colega argentino Héctor Pucciarelli, do Museo de Ciencias Naturales de la Universidad de La Plata, Neves formulou a teoria de que o povoamento das América teria sido feito por duas correntes migratórias de caçadores-coletores, ambas vindas da Ásia, provavelmente pelo estreito de Bering através de uma língua de terra chamada Beríngia (que se formou com a queda do nível dos mares durante a última Idade do Gelo). Cada corrente migratória, no entanto, era composta por grupos biológicos distintos. A primeira, os chamados aborígenes americanos, teria ocorrido 14 mil anos atrás e os membros teriam aparência semelhante aos de Luzia. O segundo grupo teria sido o dos povos mongolóides, há cerca de 11 mil anos, dos quais descendem atualmente todas as tribos indígenas das Américas.

    ResponderExcluir
  32. vamos aprender historia com a professora luciana

    ResponderExcluir
  33. oiii professora e ai trabalhando muito,mas a senhora trabalha muito bem t amuuu professora

    ResponderExcluir
  34. oie professora é Larissa Ferreira dos santos da Turma:1603 e eu acho que é ótimo trabalhar no site:*:)

    ResponderExcluir
  35. boa noite professora so estou esperando a senhora botar o video ta t amuuuu

    ResponderExcluir
  36. Professora ver se ta bom a historia do mito depois agente vai montar as falas e imprimir ok! Turma1603 Grupo:Lucas andre,larissa Marcela,victro ribeiro,eu larissa ferreira ok!


    Calcanhar de Aquiles: lenda grega explica origem do ponto fraco
    Qual a origem da expressão “calcanhar de Aquiles”?
    A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável. “Algumas variantes dizem que Aquiles foi flechado no calcanhar por Páris, que conhecia seu segredo. Mas não há citações em Homero sobre a morte do herói”, diz o mitólogo Henrique Murachco, da Universidade de São Paulo.
    Outra versão considera o calcanhar de Aquiles como uma virtude. Segundo ela, Tétis tentava, erradamente, livrar os filhos da condição de mortal jogando-os no fogo. Peleu salvou Aquiles das chamas queimado e sem o osso do calcanhar e incumbiu Quíron, centauro conhecedor da medicina, de colocar no filho o osso de Dâmiso, um gigante veloz. Aquiles, adquiriu a velocidade que lhe deu fama.

    ResponderExcluir
  37. NOME:LARISSA FERREIRA DOS SANTOS
    TURMA:1603


    sobre o trabalho de casa que a senhora passou olha que eu respondi.

    A pergunta foi?
    :Diferencie a educação espartana e ateniense?

    Ai eu respondi:
    Educação Espartana...valorizava os métodos de fazer, e
    de se valorizar com base no sexo dominador pela socie
    dade Paternal. Os pais escolhiam para os filhos, e direci
    onavam os filhos para a formação escolhida pela família.
    O estado assumia o papel de responsabilidade da família
    na ausência dos homens.


    Educação Ateniense....valorizava a vocação direcionada
    da família para a força, para a guerra. Os filhos apartir dos
    7 anos, eram enviados para serem treinados como solda
    dos lutadores longe das suas família. Não era evidencia-
    do aí a adolescência, mas sim a formação dos filhos ho-
    mens para servirem ao estado como homens criados para
    a guerra. A Mãe assumia a custodia ditatorial da família,e
    por ela, com os homens voltados ao esforço de guerra, to
    dos os encargos de responsabilidade familiar recaiam
    sobre ela.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. NOME:LARISSA FERREIRA
    TURMA:1603
    FONTE:http://www.arteuniversal.com.br/g/mitologia_grega.html

    Conheça os principais deuses gregos :
    Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
    Afrodite - deusa do amor e da beleza.
    Poseidon - deus dos mares
    Hades - deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
    Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
    Apolo - deus da luz e das obras de artes .
    Artemis - deusa da caça.
    Ares - divindade da guerra..
    Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
    Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
    Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.

    ResponderExcluir
  40. NOME:LARISSA FERREIRA DOS SANTOS
    TURMA:1603
    FONTE:http://www.arteuniversal.com.br/g/mitologia_grega.html

    Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram :

    - Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
    - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
    - Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
    - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
    - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
    - Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo : Medusa
    - Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
    O Minotauro

    ResponderExcluir
  41. NOME:LARISSA FERREIRA DOS SANTOS
    TURMA:1603
    SITE:http://emdiv.com.br/pt/mundo/povosetradicoes/390-o-mito-heroico-de-aquiles.html

    HISTóRIA DO MITO VER SE TA BOM!!!

    GRUPO:
    EU LARISSA FERREIRA
    LARISSA MARCELA
    VICTOR HUGO DA COSTA VALENTE
    ALAX
    VICTOR RIBEIRO
    LUCRAS ANDRADE


    O Mito Heróico de Aquiles
    A antiga e rica lenda de Aquiles ilustra a assertiva de que "os eleitos dos deuses morrem jovens", já que o herói preferiu uma vida gloriosa e breve a uma existência longa, mas rotineira e apagada. Aquiles era filho de Tétis (a ninfa marinha, e não a deusa do oceano) e de Peleu, rei dos mirmidões da Tessália. Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco -- o proverbial "calcanhar de Aquiles". A lenda ganhou várias versões. Segundo uma delas, Tétis fez Aquiles ser criado como menina na corte de Licomedes, na ilha de Ciros, para mantê-lo a salvo de uma profecia que o condenava a morrer jovem no campo de batalha. Ulisses, sabedor de que só com sua ajuda venceria a guerra de Tróia, recorreu a um ardil para identificá-lo entre as moças.
    Aquiles, resoluto, marchou com os gregos sobre Tróia. No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos gregos. Ofendido, Aquiles retirou-se da guerra. Mas persuadiram-no a ceder a seu amigo Pátroclo a armadura que usava. Pátroclo foi morto por Heitor, filho do rei de Tróia, Príamo.

    Sedento de vingança, Aquiles reconciliou-se com Agamenon. De armadura nova, retornou à luta, matou Heitor e arrastou seu cadáver em torno da sepultura de Pátroclo. Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada; dirigida por Apolo, atingiu-lhe o calcanhar e matou-o.

    As proezas de Aquiles e muitos temas correlatos foram desenvolvidos na Ilíada, de Homero, que relata a guerra de Tróia. O cadáver de Aquiles, segundo a versão mais comum, foi enterrado no Helesponto junto ao de Pátroclo.

    OK! PROFESSORA NA SALA,A SENHORA DIZ SE TA BOM

    ResponderExcluir
  42. Nome:Larissa ferreira
    Turma:1603


    Plebeus Romanos

    A sociedade romana, desigual e esclavagista, distinguia, na essência, dois tipos de pessoas: os homens livres e os escravos. O primeiro grupo - dos homens livres - subdividia-se, por sua vez, em três agrupamentos sociais: os patrícios, os cavaleiros-publicanos e os plebeus.
    Os patrícios, no topo da hierarquia social, tinham acesso à maior parte dos cargos políticos e administrativos, e viram a sua riqueza aumentar em grande medida com a apropriação de uma percentagem das terras confiscadas às populações derrotadas pelos Romanos (Ager Publicus) no decurso do seu movimento de expansão territorial, para além da partilha dos despojos de guerra.
    O grupo dos cavaleiros-publicanos era composto por plebeus enriquecidos. Estes dedicavam-se à cobrança de impostos, ao empréstimo de dinheiro, e também se empregavam como armadores.
    Os plebeus eram normalmente pequenos proprietários e comerciantes, rendeiros e artesãos. Alguns dos membros deste grupo social estavam dependentes de uma família rica e influente, de quem eram clientes (no sentido de fidelidade e compromisso). Este sistema de clientela, a um dado momento da história romana, ditou a vida política, porque muitos dos clientes eram cidadãos, com direito de votar. Um patrono com uma vasta clientela podia muito bem manipular os resultados eleitorais. De qualquer modo, este problema da clientela é mais complexo. Muitos dos clientes, talvez a maior parte, eram libertos, antigos escravos a quem era concedida a liberdade e que, por diversos motivos, tais como a dificuldade de integração na sociedade, preferiam continuar ao serviço do seu antigo senhor.
    Outros, porém, a plebe rural, foram destituídos das suas terras, que foram tomadas pelos grandes proprietários. Na impossibilidade de trabalharem a terra, vieram juntar-se à plebe urbana, também ela com com problemas laborais. Nas cidades cheias de escravos, muitos destes plebeus viviam às custas do Estado, que lhes facultava trigo e os ocupava com espetáculos públicos.
    No início do século V a. C., desencadeia-se em Roma uma luta por uma nova ideologia social; uma luta desencadeada pelos plebeus contra os patrícios que sempre haviam colocado limites aos privilégios daqueles. Um dos factos mais salientes tem a ver com a ameaça dos plebeus em abandonar Roma para fundar uma nova cidade no Monte Sagrado. Na sequência destas lutas, o direito romano deixa de ser exercido segundo o costume (beneficiando os patrícios) e passa a ser codificado na célebre Lei das Doze Tábuas, assim chamada por ter sido gravada em doze lâminas de bronze. A igualdade civil, política e religiosa entre estes dois grupos será um facto a partir 300 a. C. No ano 133 a. C. Roma encontra-se novamente assolada por lutas civis. Nessa altura Tibério Graco (163-133 a. C.) é eleito tribuno, procurando melhorar as condições de vida do povo e reconstruir a pequena propriedade. Contudo, é assassinado; o seu irmão Caio (153-121), também nomeado Tribuno da Plebe, dez anos depois, suicida-se quando verifica a impossibilidade de impor reformas idênticas às que o seu irmão preconizava.
    ver definição de pelos...


    Como referenciar este artigo:
    Plebeus Romanos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-11-05].
    Disponível na www: .

    ResponderExcluir
  43. Nome:Larissa
    Turma:1603
    Plebeus


    Na sociedade da Roma Antiga havia uma divisão em quatro classes sociais, o “povão” era designado como a plebe, que em latim provém do termo “plebem”. Os plebeus eram de Roma, mas não eram considerados integrantes da cidade.
    Era considerados como um conjunto de pessoas à parte da sociedade, viviam no solo romano, mas não eram considerados parte de Roma. Os plebeus podiam comprar terras, pagar impostos e prestar serviços militares, mas não possuíam direitos políticos nem civis.

    Enquanto que os patrícios, nobres que representavam a alta aristocracia romana não pagavam impostos e eram descendentes de lendários fundadores de Roma, os plebeus eram descendentes de imigrantes de outras áreas da península Itálica. Em geral, os plebeus trabalhavam com o comércio e o artesanato; não podiam participar do governo e nem se casar com os patrícios.

    Além de imigrantes, os plebeus também eram formados por povos vencidos sob custódia do estado Romano, dos clientes e dos estrangeiros. Os plebeus não eram considerados cidadãos, principalmente, no período monárquico, fase em que suas famílias não eram legalmente reconhecidas pelo estado. Além do comércio e do artesanato, também viviam da agricultura, em muitas fases viviam ameaçados de escravidão se não pagassem impostos.

    Somente na República Romana conquistaram o direito eleger os tribunos da Plebe. Depois da Lei Canuleia, os plebeus conquistaram o direito de se casarem com os patrícios e o direito de eleger magistrados plebeus. A estrutura da sociedade romana monárquica era a seguinte:

    Patrícios: Aristocratas, detentores de privilégios e poderes políticos; eram grande proprietários de terras
    Plebeus: A multidão, a população em geral, consistiam em camponeses, pequenos agricultores, artesãos e comerciantes.
    Clientes: Parte da população que não possuía terras e que dependiam da proteção das famílias patrícias.
    Escravos: Classe formada por prisioneiros de guerras e por plebeus endividados com o estado.
    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebe
    http://www.culturabrasil.org/roma.htm
    http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u65.jhtm
    http://pessoal.educacional.com.br/up/20021/1111376/t139.asp

    Blibiografia:
    Por:Fernando Rebouças
    http://www.infoescola.com/
    infoescola
    Data de publicação: 18/07/2011
    Categorias: Civilização Romana

    ResponderExcluir