terça-feira, 10 de março de 2015

"Os bárbaros"

Desde a Antiguidade, os chamados povos bárbaros circulavam pelo antigo Império Romano. Por vezes de forma amistosa, em outros momentos guerreando contra os romanos, os bárbaros tiveram uma grande participação na formação cultural da Idade Média.

Alunos do 7º ano, postem aqui as suas pesquisas sobre os "Bárbaros". Segue abaixo uma listagem com os principais povos para vocês pesquisarem. Escolha um deles, pesquise e ao final, não deixe de inserir a bibliografia.

Francos
Visigodos
Ostrogodos
Lombardos
Suevos
Vândalos
Saxões
Burgúndios
Celtas
Hunos
Lusitanos
Vikings
Godos,

entre outros...




 

Um comentário:

  1. Olá professora aqui está o meu trabalho sobre os "Bárbaros".

    Os Vikings

    Eram chamados VIKINGS os povos que habitavam a Península da Escandinávia mas precisamente no extremo norte da Europa, durante a antiguidade e a Era Medieval, os Franceses costumavam denominá-los de normandos durante a Idade Média. O termo provinha do normando`vik´, significando `homens do norte´.Eles formavam grupos marítimos na região escandinava, além de atuarem como comerciantes, guerreiros e piratas.
    Entre fins dos séculos VIII e do século XI eles saquearam, ocuparam e colonizaram o litoral da Escandinávia, da Europa e das Ilhas Britânicas.O auge das ações destes povos é conhecido como Era Viking.Eles vinham da Noruega, da Suécia e da Dinamarca, e iniciaram o processo de colonização no Nordeste do Mar Báltico, nos séculos VI e VII.Depois passaram a trafegar pelos rios da Rússia edificando fortificações ao longo trajeto, com o objetivo de se defenderem de prováveis adversários.
    Eles já subjugavam Kiev no século IX, e um contingente de dois mil navios e oitenta mil homens assaltou Constantinopla em 907, obtendo do imperador bizantino um bem sucedido tratado comercial.Mas apesar das aparências,eles não constituíam tão somente hordas terríficas e destruidoras, mas deixaram uma importante contribuição na história da navegação, da tecnologia, do comércio e marcaram igualmente o desenvolvimento da edificação de cidades e a criação de Colônias.
    Os vikings conquistaram, além do Mar Báltico e da Rússia, a Normandia e a Inglaterra,além de atingirem o litoral de alguns países como Portugal,Espanha,Itália a Sicília e porções da Palestina. Parece que eles também chegaram primeiro na América, antes mesmo de Cristóvão Colombo, mas foram derrotados na tentativa de ocupar o Sudeste do Canadá. Eles seguiam obtendo terras com suas lanças(como a divindade que cultuavam,Odin),machados e capacetes que, na verdade, eram desprovidos de chifres.
    Seus barcos eram famosos, conhecidos como drakkars, `dragão´, por apresentarem na proa a cabeça de um animal, semelhante a um dragão.Eles eram bastante velozes o que lhes permitia pegar de surpresa territórios por eles conquistados, e também simplificavam tudo, quando era preciso fugir.Eles não se disseminaram igualmente pelas terras ocupadas. Cada povo se fixou em regiões distintas.
    A economia viking fundamentava-se principalmente na pesca e no intercâmbio comercial marítimo, muito comum no norte da Europa. Estes guerreiros produziam armas e navios de guerra.Pagãos, só se converteram ao Cristianismo em meados do ano 1000, influenciados pelos europeus.Eles eram politeístas e devotavam especialmente ao culto do Odin, representante das forças naturais.Os nórdicos também cultuavam as famosas valkirias, mulheres guerreiras que guerreavam montadas em seus cavalos, ao lado de Odin,sua principal função era guiar os bravos soldados ao céu dos vikings, a valhalla .
    A parti do século XI os vikings param de atacar,em parte pela inspiração cristã, e de outro lado pelo fortalecimento dos reinos da Noruega,Dinamarca e Suécia, no lugar dos povos vikings.Novos valores cristãos tomaram o lugar dos códigos pagãos dos antigos guerreiros.Suas nações foram subjugadas pelas tradições culturais com a quais entraram em contato. Assim, o estilo viking entrou em declínio, e eles deixaram de ser invasores nórdicos para se identificarem com as terras por eles ocupadas.

    Nome: Diovana Nogueira Marino Turma: 1707

    Bibliografia: Vikings Info Escola

    ResponderExcluir