quinta-feira, 5 de abril de 2012

CHARLES DARWIN (1809-1882)


CHARLES DARWIN (1809-1882)


"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". Com esta frase, Charles Darwin sintetiza o conteúdo central de sua obra seminal a "Origem das espécies", livro que revolucionou o campo científico no séc. XIX e inspirou a produção científica do séc. XX, sendo uma referência fundamental até os dias de hoje.

Alunos do 6º ano, postem aqui o resultado das suas pesquisas sobre a vida e a obra de Darwin . Sejam criteriosos em suas buscas e não esqueçam de inserir a bibliografia (fonte) da sua pesquisa.

Para "esquentar" as baterias, posto abaixo três links. 

Este primeiro, vai levá-los a exposição "Caminhos de Darwin", realizada pela Casa da Ciência. No site, você encontrará textos sobre as expedições científicas de Darwin, bem como um roteiro dos lugares pelos quais ele passou. 

O segundo, refere-se a uma crítica do filme "Criação", que conta um pouco da vida pessoal e dos caminhos tortuosos que o cientista precisou percorrer para defender as suas ideias científicas.


O terceiro, é especialmente destinado para àqueles mais curiosos, que me perguntaram em sala de aula se o livro a "Origem das espécies" estava disponível on line ou em livrarias. Então, eis o link para ter acesso ao livro na íntegra.

15 comentários:

  1. Charles Darwin


    Charles Darwin (1809 - 1882) foi um naturalista inglês, nascido em Shrewsbury e um notável cientista do Séc. XI. É conhecido por ser o autor da teoria da evolução das espécies, através da seleção natural.

    Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

    A vida religiosa não lhe agradou e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Logo depois, Darwin foi chamado para tornar-se geólogo, botânico e zoologista.

    Em todos lugares que passou, Darwin reuniu grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos), que foram enviados à Inglaterra, onde ele logo regressou. A partir de suas anotações, Charles deu início a sua obra "Origem das Espécias". Logo depois, nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto - pedra fundamental do seu livro, que foi publicada em 1859, sob muitas críticas.

    Charles continuou escrevendo sobre a sobrevivência das espécies, morreu com 50 anos, e foi sepultado na Abadia de Westminster

    Fonte:http://pensador.uol.com.br/autor/charles_darwin/biografia/

    ResponderExcluir
  2. Naturalista britânico
    Charles Robert Darwin
    12/02/1809, Shewsbury, Inglaterra
    19/04/1882, Downe (Kent), Inglaterra
    Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

    Charles Darwin revolucionou a ciência com a teoria da evolução e a idéia de seleção natural
    Charles Robert Darwin nasceu em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô paterno, Erasmus, poeta, médico e filósofo.

    Em 1825, foi para Edimburgo estudar medicina, mas abandonou a carreira. Mudou-se para Cambridge, disposto a se tornar um sacerdote anglicano, mas ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, matéria em que seu talento que se manifestava desde a infância.

    Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul.

    Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos. Em 1839, após se casar com Emma Wedgwood, foi viver no campo, na terra natal. Sofreu de uma doença não diagnosticada na época, e suspeita-se que tenha sido o mal de Chagas.

    Na viagem do Beagle, Darwin notou que um mesmo animal tinha características próprias de uma região para outra. O mesmo acontecia em espécies separadas pelo tempo, como demonstravam os fósseis. Embora bem definidas na mente de Darwin, as idéias evolucionistas eram apenas assunto para um círculo íntimo de amigos, pois se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais.

    O evolucionismo, porém, já era uma corrente importante na biologia. Animado ao conhecer o trabalho do zoólogo Alfred Russell Wallace que chegava a conclusões semelhantes, Darwin publicou, em 1859 seu livro conhecido hoje como "A Origem das Espécies".

    O nome completo era: "Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Conservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida".

    Pela seleção natural, as condições ambientais determinam quanto uma determinada característica ajuda na sobrevivência e na reprodução de um ser vivo.

    Aqueles com características mais eficientes para se adaptar a seu meio-ambiente geram mais filhos e os outros podem morrer antes de se reproduzirem ou serem menos prolíficos. O conceito de que só os fortes sobrevivem, porém, é um erro comum. Por exemplo, conforme as condições, um animal muito robusto pode demandar mais alimento e ter menos chances do que um outro mais ágil.

    Como previa o naturalista, o pensamento conservador reagiu à sua teoria. Embora os cientistas tenham concluído que Darwin estava certo, a polêmica permanece até hoje nos meios filosóficos e religiosos. Há setores destes últimos que proíbem o ensino do evolucionismo darwiniano em escolas, pois adotam a teoria do criacionismo, da criação do ser humano por Deus, como está na Bíblia. Independente de qualquer polêmica, porém, o evolucionismo darwinista foi a base das ciências biológicas contemporâneas.

    Extremamente apegado à família, o caráter modesto e cuidadoso de Darwin atraía a simpatia até dos adversários. Fulminado por um ataque cardíaco, foi enterrado na abadia de Westminster, por solicitação expressa do Parlamento inglês.


    aluno:Victor Ribeiro da Costa e Silva T:1.603

    http://educacao.uol.com.br/biografias/charles-robert-darwin.jhtm

    ResponderExcluir
  3. link:http://www.brasilescola.com/biologia/charles-darwin.htm
    aluna:Mariana Batista Dos Anjos T:1603

    Charles Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual[1]. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.[2] Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

    Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia.[3] A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.[4] Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.[5]

    Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.[1] Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).

    Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.[6] Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.[7]

    ResponderExcluir
  4. Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.

    Ingressou no curso de medicina seguindo os passos do pai e do avô. No entanto, desde que teve de operar um doente sem anestesia, descobriu que não daria para isso e abandonou o curso. Seu pai deixou propriedades a ponto de não precisar trabalhar para seu sustento. Aconselhou-o para que se dedicasse à Igreja Anglicana e ele o fez em 1827. Mas não ficou feliz com o que aprendeu lá. Por exemplo: segundo o que o próprio Darwin contou, ensinavam que a terra foi criada às 9h do dia 23 de outubro de 4004 a.C. e que todas as espécies foram criadas ao longo de 6 dias e que jamais teriam sofrido mudanças desde então.

    Charles desenvolveu sua paixão pela natureza. Seu professor J.S. Henslow o recomendou para a tripulação do Beagle, onde a tarefa do capitão era mapear mares e costas desconhecidas pela Marinha Britânica. A viagem durou 5 anos. Foi incorporado como naturalista apesar de não ter qualificação acadêmica para isso. Mas seu dever acabou sendo fazer companhia ao capitão altamente autoritário. Ele cumpriu fielmente sua função e aproveitou durante as paradas para coletar tudo o que pudesse: rochas, fósseis, aves, insetos e animais grandes que ele mesmo empalhava. Em cada porto enviava seu material para Henslow na Inglaterra. E durante essa viagem escreveu um diário.

    ResponderExcluir
  5. Fabin

    Você esqueceu de colocar nome, turma e bibliografia (site ou livro) que retirou estas informações.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. ALUNO:YURI RODRIGUES SIMAS DE CARVALHO
    TURMA:1606
    http://www.brasilescola.com/biologia/charles-darwin.htm

    Quem foi Charles Darwin?

    O tão conhecido naturalista nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução.

    Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.

    Um exemplo destas observações foi entre emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios - e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha - também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin. Inclusive estes foram, além de suas leituras, curiosidade e discussões com pesquisadores, definitivos para o insight que teve.

    Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.

    Esta demora se refere, principalmente, ao fato de que suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: que espécies eram fixas, ou seja: todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos.

    Como quando chegou de viagem já era bastante conhecido, Wallace pediu a ele para que lesse seus manuscritos acerca de uma descoberta que teve. Surpreendentemente, Wallace havia escrito justamente o que Darwin estava há décadas escondendo consigo e, como solução, publicou a teoria em seu nome e de Wallace.

    Wallace não achou ruim?

    Não, para ele foi uma honra, visto que era um mero trabalhador inglês que admirava a ciência – e Darwin.

    ResponderExcluir
  7. http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%F3ria.htm
    1606 Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.

    Ingressou no curso de medicina seguindo os passos do pai e do avô. No entanto, desde que teve de operar um doente sem anestesia, descobriu que não daria para isso e abandonou o curso. Seu pai deixou propriedades a ponto de não precisar trabalhar para seu sustento. Aconselhou-o para que se dedicasse à Igreja Anglicana e ele o fez em 1827. Mas não ficou feliz com o que aprendeu lá. Por exemplo: segundo o que o próprio Darwin contou, ensinavam que a terra foi criada às 9h do dia 23 de outubro de 4004 a.C. e que todas as espécies foram criadas ao longo de 6 dias e que jamais teriam sofrido mudanças desde então.

    Charles desenvolveu sua paixão pela natureza. Seu professor J.S. Henslow o recomendou para a tripulação do Beagle, onde a tarefa do capitão era mapear mares e costas desconhecidas pela Marinha Britânica. A viagem durou 5 anos. Foi incorporado como naturalista apesar de não ter qualificação acadêmica para isso. Mas seu dever acabou sendo fazer companhia ao capitão altamente autoritário. Ele cumpriu fielmente sua função e aproveitou durante as paradas para coletar tudo o que pudesse: rochas, fósseis, aves, insetos e animais grandes que ele mesmo empalhava. Em cada porto enviava seu material para Henslow na Inglaterra. E durante essa viagem escreveu um diário.

    Na volta, que se deu no dia 02 de outubro de 1836, estava convencido de que as espécies animais sofrem mudanças. Porém, não sabia como isso ocorria. Junto de Richard Owen, classificou o material coletado e publicou "Zoologia da Viagem do Beagle".

    Casou-se com Ema e teve 10 filhos, no que pareceu, foi um casamento feliz. Um livro despertou seu interesse, de Thomas Malthus, afirmava que as populações tendem a crescer geometricamente a menos que sejam impedidas. Aí estava sua resposta. Eram as alterações que permitiam que um indivíduo prosperasse, enquanto os outros que não sofriam essas alterações, pereciam. Fez uma alteração fundamental na teoria de Lamarck utilizando os exemplos das girafas. Nela, Lamarck afirmava que as girafas iam ficando com o pescoço comprido pela necessidade de se alcançar os galhos mais altos das árvores. Porém a mudança fundamental introduzida por Darwin é que: as girafas não iam esticando o pescoço e sim, apenas as de pescoço comprido sobreviveriam.

    ResponderExcluir
  8. fabio esqueceu seu nome e turma denovo sou eu yuri


    vc só colocou bibiografia

    ResponderExcluir
  9. http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%F3ria.htm
    turma1606
    nome fabio
    Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsburry, Inglaterra. Quando criança cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai temia que não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.

    Ingressou no curso de medicina seguindo os passos do pai e do avô. No entanto, desde que teve de operar um doente sem anestesia, descobriu que não daria para isso e abandonou o curso. Seu pai deixou propriedades a ponto de não precisar trabalhar para seu sustento. Aconselhou-o para que se dedicasse à Igreja Anglicana e ele o fez em 1827. Mas não ficou feliz com o que aprendeu lá. Por exemplo: segundo o que o próprio Darwin contou, ensinavam que a terra foi criada às 9h do dia 23 de outubro de 4004 a.C. e que todas as espécies foram criadas ao longo de 6 dias e que jamais teriam sofrido mudanças desde então.

    Charles desenvolveu sua paixão pela natureza. Seu professor J.S. Henslow o recomendou para a tripulação do Beagle, onde a tarefa do capitão era mapear mares e costas desconhecidas pela Marinha Britânica. A viagem durou 5 anos. Foi incorporado como naturalista apesar de não ter qualificação acadêmica para isso. Mas seu dever acabou sendo fazer companhia ao capitão altamente autoritário. Ele cumpriu fielmente sua função e aproveitou durante as paradas para coletar tudo o que pudesse: rochas, fósseis, aves, insetos e animais grandes que ele mesmo empalhava. Em cada porto enviava seu material para Henslow na Inglaterra. E durante essa viagem escreveu um diário.

    Na volta, que se deu no dia 02 de outubro de 1836, estava convencido de que as espécies animais sofrem mudanças. Porém, não sabia como isso ocorria. Junto de Richard Owen, classificou o material coletado e publicou "Zoologia da Viagem do Beagle".

    Casou-se com Ema e teve 10 filhos, no que pareceu, foi um casamento feliz. Um livro despertou seu interesse, de Thomas Malthus, afirmava que as populações tendem a crescer geometricamente a menos que sejam impedidas. Aí estava sua resposta. Eram as alterações que permitiam que um indivíduo prosperasse, enquanto os outros que não sofriam essas alterações, pereciam. Fez uma alteração fundamental na teoria de Lamarck utilizando os exemplos das girafas. Nela, Lamarck afirmava que as girafas iam ficando com o pescoço comprido pela necessidade de se alcançar os galhos mais altos das árvores. Porém a mudança fundamental introduzida por Darwin é que: as girafas não iam esticando o pescoço e sim, apenas as de pescoço comprido sobreviveriam

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. NOME:Larissa Ferreira dos santos
    TURMA:1603
    SITE:http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/darwin_charles.shtml


    CLARLES DARWIN(1809-1882)


    Darwin foi um cientista britânico que lançou as bases da teoria da evolução e transformou a maneira como pensamos sobre o mundo natural.

    Charles Robert Darwin nasceu em 12 de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Shropshire em uma família rica e bem relacionada. Seu avô materno era china fabricante Josiah Wedgwood, enquanto seu avô paterno foi Erasmus Darwin, um dos principais intelectuais do século 18 na Inglaterra.

    O próprio Darwin inicialmente planejado para seguir a carreira médica, e estudou na Universidade de Edimburgo, mas mais tarde mudou para a divindade em Cambridge. Em 1831, ele participou de uma expedição científica cinco anos no Beagle navio HMS.

    Neste momento, a maioria dos europeus acredita que o mundo foi criado por Deus em sete dias, conforme descrito na Bíblia. Na viagem, Darwin leu Lyell "Princípios de Geologia", que sugeriu que os fósseis encontrados nas rochas eram realmente evidência de animais que viveram muitos milhares ou milhões de anos atrás. Argumento de Lyell foi reforçado na própria mente de Darwin pela rica variedade de vida animal e as características geológicas que ele viu durante sua viagem. O avanço em suas idéias vieram nas Ilhas Galápagos, a 500 quilômetros a oeste da América do Sul. Darwin notou que cada ilha apoiou a sua própria forma de passarinho que estavam intimamente relacionados, mas diferem em aspectos importantes.

    Em seu retorno à Inglaterra em 1836, Darwin tentou resolver os enigmas dessas observações e o enigma de como as espécies evoluem. Influenciado pelas idéias de Malthus, que propôs uma teoria de evolução que ocorre pelo processo de seleção natural. Os animais (ou plantas) que melhor se adaptem ao seu ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir, passando as características que os ajudam a sobreviver a sua prole. Gradualmente, a espécie muda ao longo do tempo.

    Darwin trabalhou em sua teoria por 20 anos. Depois de saber que outro naturalista, Alfred Russel Wallace, tinha desenvolvido idéias semelhantes, os dois fizeram um anúncio conjunto de sua descoberta em 1858. Em 1859, Darwin publicou "A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural".

    O livro foi extremamente controversa, porque a extensão lógica da teoria de Darwin era que o homo sapiens era simplesmente outra forma de animal. Ele fez parecer possível que mesmo as pessoas só poderia ter evoluído - muito possivelmente dos macacos - e destruíram a ortodoxia dominante sobre a forma como o mundo foi criado. Darwin foi veementemente atacado, especialmente pela Igreja. No entanto, suas idéias logo ganhou moeda e se tornaram a nova ortodoxia.

    Darwin morreu em 19 de Abril de 1882 e foi enterrado na Abadia de Westminster.

    ResponderExcluir
  12. PRFESSORA AGOR EU LI E CONSETEI MEREÇO UM PONTO EXTRA ME DIZ NA SALA OK! OBG

    ResponderExcluir
  13. http://darwin-online.org.uk/contents.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nome:bryan de oliveira moutinho turma:1606 escola:rosaria trotta

      Excluir
  14. Olá Bryan!

    Você precisa copiar e colar a pesquisa aqui e em seguida, inserir a bibliografia, ok?! Beijos.

    ResponderExcluir