quarta-feira, 13 de março de 2013

Estudo Dirigido - Tema: Iluminismo


ILUMINISMO

"O homem é bom por natureza a sociedade que o corrompe”.

(Rosseau)

      No século XVIII, alguns intelectuais europeus passaram a questionar o Antigo Regime. O Absolutismo, o monopólio mercantilista e o abuso de poder por parte da nobreza, pareciam estar com seus dias contados quando as idéias de Diderot, D’Alembert, Montesquieu , Rosseau, Locke, Voltaire, entre outros, passaram a conquistar pelo menos parte da população, “iluminando” as idéias de uma elite letrada.

As origens

         Ao longo do séc. XVII, as práticas e valores defendidos pelos renascentistas foram reafirmados e ampliados por pensadores como Francis Bacon (filósofo inglês; 1561-1626), René Descartes (matemático francês; 1596-1650), Isaac Newton (astrônomo inglês; 1642-1727) entre outros. A produção cultural de todos esses intelectuais era reflexo dos tempos modernos.
        A partir do século XVIII, desenvolveu-se na Europa um movimento cultural que ganharia o nome de Iluminismo ou Ilustração. Segundo os principais pensadores que deram origem a esse movimento, a razão era a luz capaz de afastar nas trevas que dominavam o mundo europeu, provocadas pela ignorância e supertição características da Idade Média.
       Na França, a partir de 1751, o matemático D’Alembert e o filósofo Didertot dirigiram a publicação da famosa Enciclopédia. Mais de trezentas pessoas colaboraram escrevendo artigos especializados. Por causa dela os iluministas também foram chamados de Enciclopedistas. A publicação da Enciclopédia, que reunia em uma só obra diversos assuntos desde temas ligados à filosofia e política até os passos para a fabricação de uma chocadeira (revelando claramente a influência burguesa do movimento) vai ser o marco inicial do movimento iluminista. Em várias ocasiões a Enciclopédia foi censurada, passando a ser divulgada clandestinamente.

Principais características

No pensamento – Para os iluministas, somente através da RAZÃO que era possível chegar ao conhecimento. Era a razão, e não a fé, a luz que iluminaria as trevas da ignorância, do obscurantismo e da surperstição que dominavam a sociedade daquela época.Crítica à Igreja Católica, embora não negassem a existência de Deus.

Na política – Queriam substituir o Absolutismo Monárquico por um governo com base na vontade popular, com a igualdade de direitos.

Nas relações sociais – Queriam a supressão da sociedade estamental ou seja, da sociedade dividida em classes sociais rígidas (estados) sem possibilidade de mobilidade (apoio da burguesia) e liberdade de culto e de expressão.Defendiam a igualdade jurídica, que tem como princípio básico a igualdade de todos perante a lei.

Na economia – Desejavam substituir o mercantilismo pelo livre comércio (liberalismo). Eram a favor da defesa da propriedade privada (inspiração burguesa).

Principais representantes

Voltaire (1694-1770): Foi um dos maiores críticos do Antigo Regime e da Igreja. Defendeu a liberdade de pensamento e de expressão. Como forma de governo, era a favor de uma monarquia esclarecida, na qual o governante fizesse reformas influenciado pelas idéias iluministas.
Montesquieu (1698-1755): Propunha a divisão do poder em executivo, legislativo e judiciário, mantendo-se os três em equilíbrio permanente. Defendeu ainda a posição de que somente as pessoas de boa renda poderiam ter direitos políticos, ou seja, direito de votar e de candidatar-se a cargos públicos.
Rousseau (1712-1778): Este pensador francês, distinguiu-se dos demais iluministas por criticar a burguesia e a propriedade privada. Considerava os homens bons por natureza e capazes de viver em harmonia, não fosse alguns terem se apoderado da terra, dando origem à desigualdade e aos conflitos sociais. Propunha um governo no qual o povo participasse politicamente e a vontade da maioria determinasse as decisões políticas.
John Locke (1632-1704): Defendia que o governo deveria ter seu poder limitado. Para este pensador inglês, os homens formavam a sociedade e instituíam um governo para que este lhes garantisse alguns direitos naturais, como o direito à vida, à felicidade, à propriedade, etc. Por isso, caso o governo abusasse do poder, poderia ser substituído. Outra de suas afirmações era que todos os indivíduos nascem iguais, sem valores ou idéias preconcebidas.     
Despotismo Esclarecido

    As idéias iluministas difundiram-se por toda a Europa, onde encontrou ouvidos atentos, principalmente por parte da burguesia, a mais interessada em modificar a situação. Sendo assim, os monarcas reagiram. Uns, como o da França, de maneira a reprimir tais idéias. Outros, como os de Portugal, Espanha, Áustria, Rússia e Prússia, adotaram o chamado DESPOTISMO ESCLARECIDO.
       O Despotismo Esclarecido nada mais é do que a conciliação das práticas absolutistas com as idéias iluministas. Ou seja, o Antigo Regime continuava existindo, com os seus privilégios assegurados, o absolutismo e o mercantilismo. No entanto, eram realizadas algumas reformas inspiradas no Iluminismo. 

Exercícios de fixação

1) Defina Iluminismo.
2) Qual foi o livro considerado símbolo do Iluminismo? Por que ele foi censurado?
3) Explique as críticas dos iluministas à Igreja Católica.
4) De uma maneira geral, que tipo de governo os iluministas criticavam?
5) O que os iluministas argumentavam sobre os privilégios obtidos pelo "berço" (como ocorria com os nobres, que já nasciam com prestígio econômico, social e político)? 
6) Explique o significado dos conceitos abaixo, procurando identificar  o pensador que os defendia.
a) Divisão de poderes.
b) Despotismo esclarecido.

Acesse também a aula sobre Iluminismo do Educopédia (SME/ Prefeitura do RJ) disponível no link: 
http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Atividade/Visualizar.aspx?pgn_id=69754&tipo=2



Um comentário:

  1. Nome: Milena da Cunha/ Turma: 1801/Numero: 26
    1-Começava-se a acreditar que a miséria humana era fruto da ignorância, e que somente a razão poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. Essa nova versão de mundo fez surgir em meados do século XVIII, um movimento filosófico chamado " Iluminismo ".
    2- Enciclopédia. Porque passaram a ser divulgada clandestinamente.
    3-"Era a razão, e não a fé, a luz que iluminaria as trevas da ignorância, do obscurantismo e da superstição que dominavam a sociedade daquela época,crítica à Igreja Católica, embora não negassem a existência de Deus."
    4-"Queriam substituir o Absolutismo Monárquico por um governo com base na vontade popular, com a igualdade de direitos."
    5-
    6- a) Quando na mesma pessoa, ou no mesmo órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder executivo não existe liberdade.... e também não existe liberdade se o poder Judiciário não estiver separado do poder Legislativo e do poder Executivo.
    b)" O Despotismo Esclarecido nada mais é do que a conciliação das práticas absolutistas com as idéias iluministas. Ou seja, o Antigo Regime continuava existindo, com os seus privilégios assegurados, o absolutismo e o mercantilismo. No entanto, eram realizadas algumas reformas inspiradas no Iluminismo. "


    Mulheres Iluministas :
    - Catharine Macaulay
    http://www.aworldtowin.net/images/images330/NPG_CatharineMacau.jpg

    Fontes para início da vida Catharine Macaulay são escassos, e os historiadores modernos têm contado com o relato publicado por Mary Hays em sua Biografia Feminino (Hays 1803, 5,287-307; Hill 1992, 1-24). Hays representa a infância de Macaulay como um romance de miraculosa auto-educação. Ela nasceu Catharine Sawbridge em 2 de abril de 1731, última criança e segunda filha de João Sawbridge, no Olantigh em Kent, uma propriedade que havia sido herdada de seu avô, que tinha feito uma fortuna, e depois a perdeu e sua reputação e liberdade , como resultado de sua posição como um dos diretores da South Sea Company. Tendo também dado à luz a dois filhos, John e Wanley, a mãe de Catarina morreu deixando ela e seus irmãos aos cuidados de seu pai, que manteve no melhor olho de um negligente sobre eles. As meninas eram educadas por "governanta uma antiquada, bem recomendado, mas ignorante", que não poderia satisfazer a curiosidade intelectual Catharine, e "ter encontrado seu caminho para a biblioteca do pai bem mobiliado, ela tornou-se seu provedor próprio, e se revoltaram em intelectual luxo "(Hays 1803, 5,288-9). É aqui, de acordo com a Hays, que ela começou a se interessar na história dos gregos e dos romanos ", suas leis e costumes interessado seu entendimento, o espírito de patriotismo agarrou-a, e ela tornou-se um entusiasta da causa da liberdade." (Hays 1803, 5,289-90) Embora talvez exagerada, esta conta e não romântico pode ser aceito como preciso, em essência, uma vez informante Hay, "Sra. Arnold de Leicester" era a irmã do segundo marido de Macaulay. Ele ecoa própria afirmação de Macaulay, na introdução ao primeiro volume de sua História da Inglaterra que,

    Da minha juventude li com prazer aquelas histórias que apresentam Liberdade, em seu estado mais exaltado, os anais do romano e as repúblicas gregas. Estudos como estes que despertam o amor natural de liberdade que está latente no peito de todo ser racional

    ResponderExcluir