sábado, 10 de março de 2012

Estudo Dirigido - Idade Média e Feudalismo (7º ano)


IDADE MÉDIA E FEUDALISMO

Idade Média: De acordo com a linha do tempo tradicional, este período que tem inicio com as invasões bárbaras no século V sobre o Império Romano do Ocidente e fins em meados do séc. XV, com o fim do Império Romano do Oriente. A Idade Média divise-se em dois períodos: Alta Idade Média (séc. V-XI) e Baixa Idade Média (séc. XI-XV). Em grande parte deste período vigorou na Europa um sistema denominado Feudalismo.

Conceito de feudalismo: sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média no qual exercia o poder quem tinha a posse do feudo.

Feudo: Reinos compostos por grandes propriedades rurais.

Estrutura Política do Feudalismo: Prevaleceram na Idade Média as relações de suserania e vassalagem. O suserano (Rei) era quem doava um lote de terra ao vassalo (nobres cavaleiros), sendo que este último deveria prestar fidelidade e proteção ao seu suserano. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o suserano mais poderoso.


Sociedade feudal: A sociedade feudal era praticamente estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada (rigidamente dividida em classes). A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, reis, etc.) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Economia feudal: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Religião: Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando (alto clero). Existiam também àqueles monges da Igreja que pregavam uma vida simples, sem luxos (baixo clero). Os chamados monges copistas passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
            O Tribunal da Santa Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício foi um tribunal da Igreja Católica fundado pelo Papa Gregório IX, no séc. XIII. A Inquisição julgou, condenou, torturou, prendeu e mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresias (ciência, alquimia, tradições bárbaras, etc.) ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo (judaísmo, por exemplo).
No século XI, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada (1096), com o objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa.  Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio. De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.

Exercícios

      1) Situe cronologicamente o período da Alta e da Baixa Idade Média.
      2)  Defina: a) Feudo
                   b) Feudalismo
                   c) Suserano
                   d) Vassalo
3) Explique no que consistia o pacto de vassalagem.
4) Faça uma pirâmide representando as classes existentes na Europa feudal (clero, nobreza e servos)
5) Qual era o argumento usado pela Igreja católica para justificar a rígida divisão de classes?
6) Caracteriza a vida dos camponeses no feudo.
7) O que era o Tribunal da Santa Inquisição? Quem ele perseguia?
8) Explique o que foram as Cruzadas. 

14 comentários:

  1. Professora eu gostei muito está de nota 100.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolline,

      Obrigada pelo incentivo! Este blog é nosso e o sucesso dele depende de todos nós.

      Beijos!

      Excluir
  2. Professora estou achando muito legal o seu blog,muitas coisas legais e interessante de ser ler tem muitas situações que podemos nos preparar para estudar para a prova,ate porque ela já esta chegando,nota 10

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Walace! Estude bastante para o 10 ser do blog (ham, ham...) e também seu, ok?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. que isso meu acabei de entrar na net e visualizei que os exercícios dados na sala de aula (História)...estão todos aqui...vou estar sempre pesquisando nesse site ...valeu galera...está servindo e tanto pro meu aprendizado nas aulas de Hisória...

    ResponderExcluir
  5. Olá Dalisson!

    Seja bem vindo ao nosso blog!
    Que bom que gostou do estudo dirigido. Fique à vontade para nos visitar quando quiser.

    Forte abraço e bons estudos!

    ResponderExcluir
  6. Apenas a questão 5 que não encontrei. Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Resposta da questão nº 5: Na Idade Média, a Igreja Católica argumentava que se existiam classes sociais rígidas (clero, nobres e servos) era porque "Deus queria assim". De acordo com este pensamento, qualquer pessoa que tentasse mudar a sua condição social era considerada um herege pelo clero católico. Bom estudo! Abração!

    ResponderExcluir
  8. eu achei o site um massimo pois eu tirei 9,5 em historia

    ResponderExcluir
  9. professora se você colocasse as respostas no final par pudermos corrigi-las agradeço

    ResponderExcluir
  10. Rsrsrs, a prof passou o texto e a atividade pra nós, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir